Instituto Pensar - Leonelli na Folha: “a história não se repete, senão como farsa ou tragédia”

Leonelli na Folha: “a história não se repete, senão como farsa ou tragédia”

por: Igor Tarcízio 


A reivindicação civil conhecida como "Diretas Já!", em 1984 (Imagem: Reprodução/EBC)

Em artigo para a edição especial da Folha de S. Paulo, o socialista Domingos Leonelli chama a atenção para a importância do período político que o País enfrenta através de um resgate ao passado. Trazendo memórias da ditadura à tona, Leonelli reflete que "a história não se repete, senão como farsa ou tragédia”, mas que ensina como lidar com o cenário atual. 

"Os momentos históricos trazem lições nas suas próprias dessemelhanças ou representam uma certa continuidade que vale a pena ser percebida”, introduz. 

Coautor do livro "Diretas Já: 15 Meses que Abalaram a Ditadura”, o ex-deputado federal sintetiza o período de reivindicação civil que marcou os anos de 1983 e 1984 e que culminaram no fim do período ditatorial no Brasil. Além, Leonelli expõe as semelhanças que relacionam a nossa atual vivência com o de mais de 35 anos atrás. 

"Hoje, como ontem, as forças democráticas não têm maioria de votos para o "impeachment já”. Em compensação, em vez de uma só PEC, temos mais de 30 pedidos de impeachment. Em 1984, tínhamos um general que preferia o "cheiro dos cavalos ao cheiro do povo”. Hoje, temos um capitão afastado por mau comportamento do Exército que, diante da morte de milhares de brasileiros, pergunta: "E daí?” parafraseia. 

Publicado na edição especial voltada ao debate da democracia da Folha de S. Paulo deste domingo (28), o texto de Domingos Leonelli pode ser conferido, na íntegra, aqui.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: